segunda-feira, 16 de maio de 2011

Filme 3D: não tão novo assim!

Quem pensa que assistir filmes 3D é uma coisa nova, uma exclusividade do século XXI, se engana. Lá em 1890 - não, você não leu errado, 1890 - o cineasta britânico William Friese-Greene, um dos pioneiros do cinema, já tentava criar imagens em 3-D, no entanto não teve muito sucesso. 25 anos depois, os americanos E. Porter e W.E. Waddell fizeram a primeira exibição de filme em 3-D. E adivinhem o que a plateia usava para assistir? Claro, o tradicional e estiloso óculos com lentes verde e vermelha! 



óculos 3-D
A partir de 1953, a evolução do cinema criou uma onda de filmes em 3-D, foram 27 produções. Mas a moda passou antes dos anos 60. Anos depois, em 2009, o diretor James Cameron lança Avatar, um lançamento que foi combinado com a criação de redes de salas de exibição. Desde então, a indústria cinematográfica não para de fazer filmes com esta tecnologia: A Era do Gelo 3, Premonição, Tron, Enrolados, UP Altas Aventuras, entre outros filmes.


Agora em 2010 que os fabricantes de eletrônicos começaram a criar TVs e aparelhos Blu-ray próprios para reprodução de filmes em 3-D com óculos. E neste ano, a empresa japonesa Nintendo lançou o game portátil DS com 3-D sem óculos nos EUA. Será que essa moda chega logo para os nossos cinemas?!


Fonte de pesquisa: Revista Época de 2 de maio de 2011.

Nenhum comentário: