Em maio, o mundo todo conheceu o cineasta dinamarquês Lars Von Trier pela declaração que deu em Cannes autoproclamando-se nazista e simpatizante de Hitler. Brincadeira ou não, Von Trier foi banido do Festival de Cannes, tornando-se “persona non grata”. Mas os efeitos de sua declaração não param por aí: a Distribution Company (DC), distribuidora responsável por exibir "Melancolia" no Conesul, afirmou que desfez o contrato com a produtora de Von Trier e não vai mais promover o filme na Argentina. O fato é que Lars Von Trier é conhecido pelo seu sarcasmo e ambiguidade que contrapõem-se com os brilhantes filmes que, inclusive, já foram premiados em Cannes.
Mesmo com a repercussão de seu comentário, “Melancolia” permaneceu na disputa pela Palma de Ouro, porém o vencedor do prêmio foi o filme de Terrence Malick, “A Árvore da Vida”.
Sinopse do filme Melancolia
Ao chegar na mansão para o jantar, Justine olha o céu e vê um ponto vermelho. É o planeta Melancolia, que está se aproximando da Terra. Essa possibilidade do fim do mundo começa a mexer com a cabeça de todos na festa. O elenco ainda tem Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, Alexander Skarsgard e John Hurt.
“Não é um filme sobre o fim do mundo, e sim sobre um estado de espírito. Já passei por fases melancólicas na vida. Justine acha que o casamento vai lhe tirar da melancolia, mas isso obviamente não acontece”, explicou Von Trier, para quem o filme tem uma mistura de influências de Tarkovski, Antonioni e Bergman.
No Brasil, "Melancolia" tem estreia marcada para sexta-feira (05).
Nenhum comentário:
Postar um comentário