sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Superdicas #01

O calor escaldante e os corpos bronzeados, nesta época do ano, nos fazem lembrar que estamos na estação favorita para quem busca descanso, sombra e água fresca. Porém, há aqueles que não podem se ausentar da capital por conta do trabalho e afins, e como forma de entretenimento audiovisual possuem apenas a TV por assinatura com a sua enésima reprise da franquia “Indiana Jones” ou a programação das salas de cinema abarrotados de filmes infantis ou os canais abertos ora falando das tragédias das enchentes ora de uma outra tragédia, no caso, midiática, chamada BBB. 

Vasculhamos os arquivos e enumeramos alguns excelentes filmes para serem locados na melhor videolocadora do bairro, seleção esta, que inclui ótimos e esquecidos filmes. Aqueles que você já viu em algum momento da vida, ou que só apenas ouviu falar e na expectativa de ver a reprise deles no Corujão, caiu no sono antes da sessão começar.

Vamos lá então:

A Princesa Prometida (1987)

Sátira ou tributo ao filmes de capa e espada? As duas coisas – e por isso esta aventura diverte jovens e não tão jovens. Uma pérola cult que merece ter seu brilho redescoberto. Contada pelo avô Peter Falk ao seu netinho acamado, é uma “história de beijo” (como define o menino, nem por isso menos interessado) em torno dos perigos que a princesa Buttercup  e seu amado Westley enfrentam até serem felizes para sempre. Uma delícia do começo ao fim.

(Título Original: The Princess Bride, EUA, 1987). Direção: Rob Reiner. Com Robin Wright, Cary Elwes, Chris Sarandon, Peter Falk.



Darkman – Vingança sem rosto (1990)

Pouca gente sabe fazer tão bem como o espírito dos quadrinhos para o cinema quanto Sam Raimi, é só lembrar da franquia “Homem-Aranha” com Tobey Maguire. Com suas câmeras malucas, seus efeitos sonoros bombásticos, ele é o homem ideal para contar a história do cientista que sobrevive a uma explosão armada por bandidos e passa a arquitetar uma terrível vingança, sempre vestindo máscaras de pele artificial para ocultar as horríveis deformações causadas pelo fogo. Preciosidade pura.

(Título original: Darkman, EUA, 1990). Direção Sam Raimi. Com Liam Neeson, Frances McDormand).


  
Curtindo a vida adoidado (1986)

O quer pode ser mais gostoso do que matar uma aula de vez em quando? E nenhum cabulador é tão inspirado quanto Ferris. Depois de convencer seus pais de que está doente, sua próxima parada é a casa do melhor amigo Cameron, cuja garagem abriga uma jóia: uma Ferrari. Acompanhado do carro, do amigo e da namorada, Ferris organiza um inesquecível passeio por Chicago. 

É um pequeno clássico do humor adolescente, em boa parte graça ao charme do protagonista Mathew Broderick, que hoje em dia além de ser mais conhecido como o Sr. Jessica Parker,  vez e outra aparece fazendo pontas como coadjuvante de luxo como em “Noite de Ano Novo” (2011). Para os mais nostálgicos e não tão exigentes quanto ao som original, é possível encontrar nas videolocadoras a versão dublada pelo Estúdio Herbert Richers e imortalizada na “Sessão da Tarde” da TV Globo.

(Ferris Bueller’s Day Off, EUA, 1986). Direção: John Hughes. Com Mathew Brotherick, Alan Ruck, Mia Sara, Jennifer Gray.



Conta Comigo (1986)

Vinte e seis anos depois de seu lançamento, este filme já é quase tão clássico quanto a sua canção-tema , o hit dos anos 50/60 “Stand By Me”. O diretor Rob Reiner – ele, mais uma vez -, conseguiu extrair excelentyes desempenhos dos garotos que saem a passeio na esperança de ver um cadáver – típico programa de moleque. Destaque para River Phoenix, estupendo como o menino mais maduro e problemático do grupo. Jovem e promissor nas artes dramáticas, falaceu em decorrência de overdose no auge da beleza e juventude, em outubro de 1993.

(Título Original: Stand By Me. Direção Rob Reiner. Com River Phoenix, Will Wheaton, Corey Feldman, Richard Dreyfuss, Kiefer Sutherland.



Na próxima semana tem mais…

Por Walter Ferrera

Nenhum comentário: