quinta-feira, 9 de maio de 2013

Por trás de O Grande Gatsby

Escolhido para abrir o festival de Cannes de 2013, no próximo dia 15,  "O Grande Gatsby"  é um dos filmes mais aguardados do ano. Dirigido por Baz Luhrmann, de Moulin Rouge e Romeu + Julieta, o longa conta com Leonardo DiCaprio no papel de Jay Gatsby, além de Carey Mulligan e Tobey Maguire como Daisy e Nick Carraway, o narrador da história.

A principal diferença desta adaptação do clássico de F. Scott Fitzgerald para as outras, no entanto, é que Luhrmann decidiu misturar elementos pop à atmosfera vibrante, que vão da trilha sonora produzida por Jay-Z ao figurino criado em parceria com Miuccia Prada. Tudo para que o encanto da época do jazz, do art déco e do contrabando de champagne não parecesse datado na tela.

A trilha sonora, aliás, é um dos grandes trunfos do filme. Com a participação de grandes ícones como Beyoncé (e sua polêmica versão de Back to Black, de Amy Winehouse) e de novos nomes da música, como Lana del Rey e The XX. A OST (sigla em inglês para Trilha Sonora Original) conta também com uma versão especial em vinil, que será lançada pela gravadora de Jack White, a Third Man Records. A maior das novidades, porém, é o lançamento de vinis revestidos em ouro e platina, com o envelope em madeira, decorada à laser no estilo art déco.

Para a estreia norte-americana, que ocorre no dia 10 de maio, a Prada inaugurou uma exposição em Nova York com os figurinos utilizados nas filmagens, entre eles, peças criadas especialmente para o filme, itens de acervo de Miuccia, como peças Prada e MiuMiu - marca também dirigida pela estilista -, acessórios, croquis e imagens de making-of.

Por aqui, O Grande Gatsby deve estrear no início de junho.

Os vinis de ouro e platina da gravadora de Jack White

Os grandiosos sets de filmagem de Luhrmann

O quarto de Jay Gatsby




Croquis de Miuccia Prada



Detalhe da exposição do figurino de O Grande Gatsby, em Nova York



Nenhum comentário: