segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Superdicas #03

Nas superdicas de férias desta semana trazemos 4 filmes imperdíveis. Sem precisar fazer muito esforço, se dirija a melhor videolocadora do bairro e dê um refresco para o seu bom gosto e inteligência.

Quanto mais quente melhor ( 1959)

Marilyn Monroe  pôs à prova a paciência de centenas de pessoas durante as filmagens, mas, como o próprio diretor Billy Willder foi o primeiro a admitir, tudo valeu a pena . Ela é o perfeito contraponto de sensualidade  à hilariante história de dois sujeitos que, após testemunharem um massacre promovido pela Máfia, têm de se esconder bem  rápido e entram numa banda só de mulheres - de vidamente disfarçados. Poucas coisas são perfeitas no mundo , mas este filme chega bem perto.
(Some Like It Hot, EUA, 1959) Direção: Billy Willder.Com. Tony Curtis, Jack Lemmom, Marilyn Monroe.


Harry e Sally – feitos um para o outro (1989)

Antipatia a primeira vista é tudo que Sally e Harry sentem um pelo outro. Mas, conversa vai conversa vem, eles acabam formando uma dupla inseparável-de amigos. Só que a atração insiste em se intrometer ameaçando essa relação idílica. A História é batida, mas o cineasta Rob Reiner em usar a piada certa no momento certo. A simulação do orgamo feito por Meg Ryan na lanchonete  já é de longe, uma das cenas mais antológicas daquele período.

(When Harry Met Sally, EUA, 189) Direção: Rob Reiner. Com Billy Cristal, Meg Ryan Carrie Fisher.


LadyHawke – O Feitiço de  Áquila (1985)

Clássico absoluto da sessão da tarde esta fábula romântica medievalesca atravessou gerações. O público foi pego em cheio com a história de dois amantes que, atingidos por uma maldição, nunca mais poderão se encontrar: de dia, a bela Isabeau vira um falcão; de noite; o cavaleiro Navarre se transforma em lobo. A única esperança dos dois está no jovem ladrão salvo por Navarre, Philip Gaston.  

O elenco, especialmente, está inspiradíssimo. Mathew Broderick, então o maior  astro juvenil da época, carismático e talentoso, viu a carreira ruir em décadas posteriores. Hoje é mais conhecido como o Sr. Sarah Jessica Parker. Recentemente um vídeo seu  em que encarna muitos anos depois o seu personagem mais lendário Ferris Bueller causou comoção na internet.   Rutger Hauer, loiro, alto, de ar sereno, o próprio cavaleiro negro, no entanto escolhas equivocadas o afastaram das grandes produções. O principal nome feminino teve maior sorte, Michelle Pfeiffer acabou firmando seu nome no panteão das grandes divas hollywoodianas. As portas de completar 54 anos de idade continua na ativa, seu nome faz parte do elenco de duas produções a serem lançadas em 2012.

(Ladyhawke, EUA,1985,) Direção: Richard Donner. Com Rutger Hauer, Michelle Pfeiffer, Mathew Broderick.


Meu Amigo ToToro  (1988)

Animação japonesa em um de seus melhores momentos. O diretor Hayao Myazaki é chamado “o Disney japonês”, pelo sucesso e qualidade . Fazendo jus ao misticismo nipônico, o desenho fala de Totoro, um espírito da floresta que é misto de urso, gato e coruja. Só as crianças o vêem. Quando duas irmãs se mudam para uma casa próxima a uma imensa árvore, elas fazem amizade com Totoro com um gato-ônibus, que as ajudarão a visitar a mãe hospitalizada.  Além de ter imagens líricas , ninguém traduz a luz diurna como Miyazaki.

(My Neighbor Totoro, JAPÃO, 1988) Direção: Hayao Miyazaki.


Aguardem por mais Superdicas!
Por Walter Ferrera

Nenhum comentário: