Conforme já divulgado aqui pela Supernatural Filmes, o relançamento da história de amor que conquistou corações ao redor do mundo em 1997 está previsto para estrear nos cinemas em abril deste ano, só que agora com a tecnologia 3D. Não por acaso, a data marca 100 anos do naufrágio do navio que deixou a costa inglesa em 10 de abril de 1912, afundando quatro dias depois.
Que tal reviver fatos históricos sobre o Titanic?
O Titanic foi construído pela empresa White Star Line na Irlanda. O objetivo do Titanic era simples: ser o maior e mais luxuoso navio em operação. Três pessoas foram as “cabeças” da construção do navio: William Pirie (diretor), Thomas Andrews (arquiteto naval) e Alexander Carlisle (projetista chefe). Para terem uma ideia do tamanho do Titanic, ele media 10 metros de comprimento e 28 metros de largura, e a altura da linha da água até o deque de botes de 18 metros.
Já na sua mecânica, o Titanic tinha dois motores de expansão tripla, invertido com motores a vapor e uma turbina de baixa pressão. Eram 159 fornos de carvão que alimentavam 29 caldeiras, o que daria ao navio uma velocidade de 43km/h. Porém nada disso impressionava tanto quanto os adicionais do navio. Tinha piscina a bordo, ginásio, sauna, biblioteca, squash e até um tribunal.
A falha nisso tudo é que no projeto original foi deixado claro que seriam necessários 48 botes salva-vidas para acomodar as 3547 pessoas que caberiam a bordo, mas a diretoria da empresa que construiu o Titanic resolveu mandar fabricar apenas 16 botes, que por lei era o mínimo que deveria constar.
Na noite de 14 de abril, tudo foi por água abaixo, literalmente. Uma série de trabalhadas foi o principal motivo do naufrágio do navio, assim como a falta de sorte. Às 23h40min, os vigias que estavam trabalhando não estavam usando os binóculos pois não haviam encontrado, e após avistarem uma sombra no mar, tentaram por vários segundos falar com alguém pelo comunicador. O oficial que atendeu foi informado do iceberg e mandou que o timoneiro (aquele que dirige a embarcação) virasse tudo a estibordo, e a casa de máquinas ordenou que dessem ré a toda força. Acontece que o iceberg já estava a pouca distância e o navio não teria tempo de parar e dar ré. Pra completar, ao parar o navio as hélices perderam 70% da potência, e então até reverter e voltar a ter grande fluxo de água para mudar o rumo do navio, já era tarde demais. 47 segundos após avistarem o iceberg, o navio colidiu contra ele. A força da água foi tamanha na hora da colisão que entrou em toda a sala de caldeiras 06, ocasionando as primeiras vítimas da tragédia: 6 trabalhadores que tentavam salvar as correspondências que ali estavam.
Ás 0h45min nenhum navio havia dado respostas aos sinais de lanterna e aos telégrafos que, acredita-se, que o navio mais perto do Titanic não tenha recebido a mensagem pois o telegrafista estava dormindo. Motivo que, depois do naufrágio, entrou em vigor uma lei que obrigava grandes embarcações manter telegrafistas por 24h.
As pessoas que conseguiram lugar nos botes assistiram o navio afundar enquanto ouviam o lamúrio de tantas outras que estavam jogadas no mar, e que em sua maioria morreram de hipotermia. Ás 4:15 da manhã do dia 15/04 outros navios apareceram para resgatar os 706 tripulantes que sobreviveram.
CURIOSIDADES:
- Um escritor chamado Morgan Robertson escreveu um livro intitulado “Futilidade” que narrava a história de um navio chamado Titan, que era considerado indestrutível e em uma fria noite de abril choca-se contra um iceberg e afunda. O detalhe é que o livro foi escrito quatorze anos antes do desastre.
- Um dos membros da tripulação sonhou uma noite antes com gatos brigando. Ele interpretou isso como um sinal e não embarcou.
- Se a colisão com o navio tivesse sido frontal apenas um compartimento teria sido atingido e a viagem prosseguiria sem problemas.
- Se o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes a colisão teria sido evitada.
Agora que você está superinformado, não deixe de conferir em 3D o longa-metragem vencedor de 11 Oscar. O diretor, James Cameron falou sobre o relançamento: "Há uma geração que não teve a oportunidade de ver 'Titanic' como ele deve ser visto, que é no cinema. Com o poder emocional intacto e imagens mais poderosas do que nunca, isso será uma experiência épica para fãs e novatos."
Confira o trailer oficial de Titanic 3D:
Nenhum comentário:
Postar um comentário