quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A morte bate a sua porta... de novo!

Nada mais lucrativo para os produtores de cinema hollywoodianos que uma bem sucedida franquia de filmes de terror. A exemplo de “Pânico” e “Jogos Mortais”, esse é o gênero que mais cativa o público-alvo e, por tabela, o que mais fatura nas bilheterias mundo à fora.  Apostando nesse raciocínio, chega aos cinemas brasileiros “Premonição 5”, que tem data de estréia para 23 de setembro em cópias 2 e 3D.




Nesta mais recente produção da série, a Morte está cada vez mais implacável e seu foco de perseguição ainda recai sobre pessoas que sobreviveram a um desastre. Desta vez, um grupo de trabalhadores formados por vários jovens escapam de morrer no desabamento de uma ponte graças à premonição de um deles.


Com direção de Steve Quale, estreante na função, porém habituê colaborador como assistente de diretor do campeão de bilheteria James Cameron, em filmes como “Titanic” e “Avatar”.  Com a habilidadede adquirida, Quale não deixa nada parecer estar fora do lugar. Tudo foi bem coreografado, de maneira a imprimir o pavor exato - cuja dimensão ganha amplitude ainda maior em versões 3D, de todos os momentos-chave da trama. Traduz-se, aqueles com um chocante fim  para cada novo e não tão desavisado (!) personagem.


Ancorado em um roteiro engenhoso, onde cada detalhe surpreende causando uma grande tensão até chegar ao seu resultado final, que é o clímax de cada cena, sempre com o desfecho de uma tragédia que culmina numa morte brutal. Neste quinto filme os realizadores se deram conta que, para continuar levando a diante com sucesso a ideia original surgida no primeiro Premonição de quê “Não importa para onde você corra, não importa onde você se esconda... não se pode enganar a Morte”, apenas muito sangue em doses titânicas espalhadas em cada plano não era o suficiente para convencer a plateia mais uma vez. Uma astuta reviravolta teria que ser acrescentada, e é aí que está a cereja do bolo. Mesmo que em algum momento o mais ardoroso fã de Final Destination (título original) se sinta acometido pela sensação de “Dejá Vu”, ele ainda assim sairá contente do cinema pois a sua preciosa inteligência não foi subestimada.




O longa possui elenco de jovens atores desconhecidos do grande público e egressos da TV, o que é costumeiro em produções do gênero, pois a maior vedete continua sendo o roteiro. Dois em particular destacam-se, mais pela impressionante semelhança com astros já bem estabelecidos, no caso Tom Cruise e Uma Thurman, que por suas performances. Eles atendem pelos nomes de Miles Fisher e Emma Bell. Também fazem parte do elenco principal Nicholas D’agosto, Courtney B. Vance, Arlen Escarpeta, David Koechner, Tony Todd,   P.J. Byrne e Jacqueline Macinnes Wood.




Por Walter Ferrera

Nenhum comentário: