“Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, a frase gênese do movimento Cinema Novo atribuída a Glauber Rochar nos anos de 1960, a julgar pela frutífera seara de curtas-metragens que tem chegado às telonas recentemente, mantém o mesmo significado para jovens cineastas nos anos 2000. Leonardo Wittimann, 25 anos, é um deles, sua paixão pela sétima arte funciona como força motriz para a realização de seus trabalhos.
Com pouca grana no bolso e imbuído de muita intrepidez , ele traz a obra “Trajeto”, curta-metragem como diretor e roteirista. Produzido pela Supernatural Filmes, tem exibição especial garantida para esta segunda-feira (24/10) , na aconchegante sala do Cine Bancários a partir das 19h30.
“Ele surgiu a partir do momento que outros dois projetos não foram aprovados em editais. A partir daí, decidi fazer um filme de baixo orçamento, enxuto, direto, que pudesse ser feito do próprio bolso.”, conta Leonardo.
A colaboração dos amigos também foi imprescindível para o resultado final, Candida Schmitt, sócia-diretora da Supernatural atuou como produtora-executiva. “Um dos desafios da realização do curta estava na questão financeira. Mas quem gosta da sétima arte, trabalha pelo prazer, pela atmosfera e magia que ela produz”, complementa entusiasmada.
O roteiro foi escrito a quatro mãos em parceria com Alexandre Rossi e teve como uma das fontes de inspiração, “Paris, Texas” (1984), de Win Wenders. A direção de fotografia é assinada pelo tarimbado Fernando Vanelli, premiado em seis festivais no Brasil.
Fazem parte do elenco Thiago Prade e Elisa Brites, além de Sapiran Brito, ator, diretor de teatro e pintor, conhecido por ser um veterano das artes no Rio Grande do Sul. Ele contracenou com o icônico Teixeirinha em “Meu Pobre Coração de Luto” (1978). No ano passado, depois de uma pausa na carreira, voltou a atuar, dessa vez no curta-metragem “Silêncio” (2010), de Mariana Müller.
O quê: Exibição Especial do curta-metragem “Trajeto”, de Leonardo Wittman
Onde: CineBancários (Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre).
Horário: 19h30.
Entrada Gratuita ( é necessário chegar com antecedência para pegar senha).
A sessão contará com a presença dos realizadores e elenco.
Por Walter Ferrera
Nenhum comentário:
Postar um comentário